QUEM É IDEVÂNIO CARVALHO?...

QUEM É IDEVÂNIO CARVALHO?...
Gênesis 18:13. Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PREZADOS AMIGOS E INTERNAUTAS VISITANTES

IDEVÂNIO CARVALHO
Prezados amigos e internautas visitantes,
não sou engenheiro, nem arquiteto e nem trabalho na área de Construção Civil, todos os projetos aqui postados são elaborados baseados em minhas idéias para o crescimento de 
"JUAZEIRO DO NORTE".

Os Projetos não estão na íntegra.
Caso algum assessor de Prefeito ou parlamentar (a exemplo de outros que já solicitaram) queiram executar um destes projetos em sua cidade, basta entrar em contato
por e-mail que passarei mais detalhes.

Juazeiro do Norte pode muito mais, basta querer.
Não sou candidato a Prefeito.
Se Deus permitir, quem sabe no futuro bem próximo.

Quem critica tem que mostrar que é melhor.

Por isso criei este Blog.

Se EU fosse PREFEITO.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROJETO LETREIRO NA SERRA DO HORTO É DE AUTORIA DO IDEVÂNIO CARVALHO

Desde quando eu fui candidato a vereador em 2000, 2004 e 2008 que divulgo este projeto.

Em meus arquivos tenho alguns panfletos da época de campanha onde proponho a construção deste novo cartão postal. (prova que sou autor do Projeto).

A idéia se deu 1995 depois de assistir um filme onde passava o letreiro de Hollywood. Notei que o Mount Lee onde se encontra o letreiro é muito parecido com a serra do horto, daí brotou este projeto.

PANFLETO DA CAMPANHA DE 2004
            No ano de 2004 fui candidato a vereador e apresentei a proposta ao então prefeito eleito Raimundo Macêdo (Inclusive tenho um cópia original ainda de um panfleto falando da proposta que foi utilizado em campanha política), o mesmo gostou da idéia, mas não teve como colocar em prática.

            Em 2009 no dia 19 de junho no Memorial Padre Cícero, entreguei uma cópia do projeto Letreiro na Serra do Horto ao Prefeito entre outros projetos. Na ocasião não cobrei nada e nem protocolei, fiz por amor a minha cidade.

            O Letreiro que o Jornal mostra é semelhante ao projeto que eu apresentei ao prefeito, a diferença é só a frase, pois o que eu entreguei trás o nome “JUAZEIRO DO NORTE”, já o que o jornal mostra é “Juazeiro capital da fé”.

            A criação do BLOG se eu fosse prefeito foi uma forma de manifestar e divulgar minhas idéias. O blog surtiu efeito e varias prefeituras já me pediram cópia de alguns projetos para serem implantados em seu respectivo município.

AUTORIA DE IDEVÂNIO CARVALHO
            Se você verificar no BLOG, terá acesso a 49 projetos voltados para a cidade de Juazeiro do Norte e neles deixo plantas baixa ou figuras simulando como ficará tal projeto.



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROJETO Nº 32 - REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DO HORTO

REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO
ESTACIONAMENTO DO HORTO



O monumento ao Padre Cícero que está localizado na Serra do Horto em Juazeiro do Norte estado do Ceará, atrai por ano milhares de turistas e romeiros que além de visitarem o monumento de 25 metros de altura, também visitam o museu vivo, o casarão do Padre Cícero, a Igreja Bom Jesus do Horto, a muralha de 14 (sedição de Juazeiro 1914), a maior Santa Ceia Larga do mundo entre outros atrativos.


JUSTIFICATIVA:
Os turistas e romeiros se deslocam até a serra do horto de carro próprio, carro pau-de-arara e em sua maioria de ônibus, lá estacionam seus veículos no estacionamento Público Municipal que ao todo são dois, um maior que mede 345m X 33 m e outro menor que mede 99m x 27m.
No período de alta estação (romaria), os dois estacionamentos se tornam pequenos pela enorme quantidade de veículos que até o horto se deslocam e lá estacionam, haja vista que o estacionamento é gratuito.
Por esse motivo a ampliação do estacionamento é de fundamental importância. 

            OBJETIVO:
Revitalizar e ampliar o Estacionamento do Horto para atender a demanda durante a alta estação das romarias.
O Novo estacionamento terá sua capacidade ampliada para mais de 60 vagas, beneficiando mais de 2.880 romeiros ou turistas que visitam nossa terra, em especial a serra do Horto.
A calçada do estacionamento antigo será revitalizada e ampliada.

            Obs: O projeto não foi publicado na íntegra, caso queira mais informações, entre em contato pelo e-mail: idevaniocarvalho@bol.com.br ou juazeiro.norte@bol.com.br .

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PROJETO Nº 31 - PARQUE DAS CRIANÇAS




       01. PÚBLICO ALVO:

Crianças de 0 a 12 anos

Considera-se criança[...], a pessoa até doze anos de idade Incompletos..[...] (Art. 2°. Estatuto da Criança e do Adolescente.)

      02. JUSTIFICATIVA:
A cidade de Juazeiro do Norte ainda não possui um espaço adequado e público para as crianças se divertirem com segurança e de forma educativa e lúdica, por esse motivo o projeto vem trazer lazer e diversão de forma educativa, cultural, artística e histórica para as crianças de nossa cidade com muitos brinquedos e área verde.
Suporte em lei:
Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa...[...]

Art. 58 - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.

Art. 59 - Os Municípios, com apoio dos Estados e da União estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

OBJETIVO:
Destinar um grande espaço construído a partir de um projeto pedagógico, para levar lazer e diversão a crianças de 0 a 12 anos de idade, infundindo nesta diversão as formas lúdicas e criativas da educação e do conhecimento, proporcionando-lhe interação com outras crianças de forma sócio educativas.
Proporcionar para as crianças de nossa cidade a as escolas públicas e privadas igualdade no diz respeito aos direito da criança, haja visto que tal projeto não fará distinção de prioridade de classe social, pois o direito é universal  e igualitário. 

PROBLEMATIZAÇÃO:
Pouquíssimas crianças têm acesso a uma área de lazer ou parque de diversão, principalmente aquelas de baixa renda.  Pensando nelas (crianças) se eu fosse prefeito faria um grande parque temático denominado parque da criança

ESTRUTURA E ATRATIVOS:
A Cidade da Criança terá toda uma estrutura voltada para as crianças e tudo será construído e instalados dentro das normas de segurança e na estatura dos pequenos para realmente ser a cidade da criança.
Teremos os seguintes atrativos e estruturas dentro de grande área arborizada e gramada:

BRINQUEDOS:
  • 01 Sala da Brinquedoteca
  • 05 Playgrour (tudo em madeira)
  • 01 Parquinho(infláveis pula-pula e escorregadores)
·       Futebol de sabão
·       Pirâmide
·       Escorregado
·       Pupa-pula bolha
·       Touro Mecânico
·       Aero Bungy Trampolim 
·       outros
ü     
  • Trenzinho circulando o espaço com sinalização
  •  Carrossel
  • Roda gigante
  •  Centopéia
  • Cama Elastica
  •  Bate-bate (carro)
  •  Mini barco-vikic 
  • Casa da Barby
 LAZER:

  •  02 Piscinas Infantis
  • 10 Bicas espalhadas (as águas da bica drenam as árvores e o lago dos patos
  • Campo de futebol infantil

EDUCATIVO PEDAGÓGICO
  • 01 Cidade do trânsito (sinais)
  • Fazendinha (galinha, pato, peru, pavão) aula de ciências
  • Bosque – aula de ecologia
  • Lago para os patos e peixes

     Outros serviços:
  • Refeitório
  • Cantinas / lanchonetes 
  • Ambulatório (Com flúor para crianças
  • 01 Fraudário

administração:
O Parque da Criança será construído pela Gestão Pública Municipal em parceria com o governo do estado e governo federal. Será administrado pela administração municipal através de um departamento criado para este fim específico. 


Obs. O projeto não foi publicado na íntegra, caso queira mais informações entre em contato pelo e-mail: idevaniocarvalho@bol.com.br ou juazeiro.norte@bol.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO


COMO SURGIU A IDEIA.


Segundo o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Mauro Sampaio a idéia de um monumento surgiu depois que  um beato visitando o Prefeito, lhe havia dado uma sugestão para construção de uma herma lá no Horto para homenagear o fundador de Juazeiro, de imediato Dr. Mauro Sampaio disse que poderia ser uma estátua em tamanho natural e não apenas uma herma pois o Padre era digno de uma bela homenagem.
Segundo Aldemir Sobreira, certo dia no ano de 1967, no início da gestão do Prefeito Dr. Mauro Sampaio o mesmo deu-me uma carona e, durante o trajeto até a prefeitura, me disse que um beato havia dado uma sugestão para construção de uma herma, lá no Horto. Seria uma forma de homenagear o Padre Cícero...
- O que você acha disso?
- Que herma, que nada, Doutor Mauro! Meu "padim" merece mais do que um simples busto, lá no Horto. Vamos construir é um monumento! Você tem todas as condições para realizar uma obra capaz de ser um ponto de referência da gratidão do povo de Juazeiro ao seu grande benfeitor; mais do que um projeto turístico de grande envergadura, capaz de eternizar, na memória regional, a gratidão dos juazeirenses e de todos os romeiros...
- É caro! Disse o Dr. Mauro.
- Que nada, Mauro, quanto a isso, o Gumercindo Ferreira tira de letra. Na base da administração direta.
- Você tem quem faça o projeto?
- Ainda não, mas isso é fácil. Na próxima viagem a Fortaleza, vamos atrás de um escultor e está tudo resolvido. Não conseguimos encontrar nenhum escultor disponível, em Fortaleza. Nesse meio tempo aconteceu um fato interessante. A Faculdade de Filosofia do Crato estava organizando uma Exposição de Artes Plásticas e fomos convidados, pelo seu Diretor, professor José Newton Alves, para integrar a Comissão Julgadora, juntamente com as professoras Maria dos Remédios e Sílmia Sobreira. Ao final da abertura da exposição, tivemos a oportunidade de adquirir uma das obras premiadas: O primeiro lugar, um quadro de Abrãao Batista, retratando o Cristo. Quando estávamos na fila, para adquirir uma outra peça premiada, uma estátua da Mulher Rendeira, saindo da própria almofada, muito original, uma apressada senhora furou a fila e adquiriu a obra. Cheguei diante do escultor laureado, sorrindo.
- É duro ser cavalheiro! Perdi a chance de adquirir a sua mulher rendeira e, quando já ia me retirar, caiu a ficha.
- Você seria capaz de construir uma estátua, um monumento?
- É minha praia, disse ele. Meteu a mão no bolso interno do seu paletó e retirou um maço de fotos: Monumento do Jegue de Patos; Monumento do Vaqueiro etc...
- Você acaba de ser "intimado" para construir o monumento do Padre Cícero, lá em Juazeiro!
E o talentoso artista plástico, o pernambucano, Armando Lacerda, representante comercial da Cinzano, construtor de monumentos, por esse Nordeste, rindo, aceitou a incumbência. Chico Bento, empresário de transportes e amigo do Armando, prontificou-se em levá-lo a Juazeiro, na segunda-feira.
Quando Armando Lacerda chegou à prefeitura, já vinha com uma proposta definida em mente. O monumento teria 7 metros de altura, fora a base... Um assombro! Acertou os detalhes da matéria-prima, um barro preto lá de Barbalha, para construção do protótipo.
Numa noite de quinta-feira, fomos à casa do Armando, para ver o protótipo. A primeira dama, Dayse Sampaio, doutor Mauro e eu. Uma surpresa! Armando havia optado para erguer uma estátua de 12 metros e não 7. O modelo do protótipo media 1,20m. Esse modelo foi presenteado ao Doutor Mauro. O passo seguinte era arranjar um local adequado para iniciar a montagem do modelo da estátua. Um amplo galpão. O velho armazém da antiga usina de algodão da P. Machado, na Rua São Paulo, esquina com a São Francisco. Foi o escolhido e apro-vado.
Durante a construção da modelagem da estátua, Armando Lacerda tomou uma decisão surpreendente. O modelo foi redimensionado para ter 17 metros, fora base, e não mais os 12 metros, imaginados anterior-mente. O engenheiro Rômulo Ayres Montenegro ficou encarregado de realizar os cálculos de engenharia da base e da estátua.
O resultado foi além do esperado e o doutor Mauro inaugurou o monumento, no início de novembro de 1969. 



O MONUMENTO:

O monumento ao Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem à Cícero Romão Batista, ou Padre Cícero, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri ao sul do Estado do Ceará – Brasil.
De acordo com o projeto inicial a proposta era construir uma herma, depois foi alterado para 7 metros de altura, porém foi redimensionada e construída com 25 metros de altura, sendo 8 mt de base e 17 de estátua.
O monumento foi esculpido por Armando Lacerda com cálculos do engenheiro Rômulo Ayres Montenegro e inaugurado em 1° de novembro de 1969 às 19h30min pelo então prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio, atualmente trata-se de um dos pontos mais visitados do município.
Foto: www.miseria.com.br

MEDIDAS DO MONUMENTO:


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Padre Cícero toma posse como 1º prefeito do Juazeiro


No dia 04 de outubro de 1911 
Padre Cícero tomava posse como 1º Prefeito de Juazeiro.

Solenidade de posse do Padre Cícero como primeiro prefeito do Juazeiro, nomeado pelo governador Nogueira Acioli, seguida da assinatura do “Pacto dos Coronéis” pelos principais chefes políticos do Cariri.

Então, em 04 de outubro de 1911, líderes políticos de dezessete localidades do interior cearense se reuniram em Juazeiro para firmar um pacto de harmonia entre si e apoio incondicional a Nogueira Accioly.

Estiveram presentes na reunião e assinaram o pacto, que foi posteriormente registrado em cartório, os líderes políticos de Missão Velha, Crato, Juazeiro, Araripe, Jardim, Santana do Cariri, Assaré, Várzea Alegre, Campos Sales, São Pedro do Cariri (Caririaçu), Aurora, Milagres, Porteiras, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Quixadá e Brejo Santo.

Tal acordo é considerado um dos acontecimentos mais importantes do coronelismo brasileiro, mas não cumpriu os objetivos que pretendia, visto que alguns meses depois Franco Rabelo assumiu o cargo de Presidente do Ceará (atualmente chamado Governador), sem que os signatários do pacto reagissem. Além do mais, em 1914, quando Franco Rabelo decidiu invadir Juazeiro, os demais pactuantes não ajudaram a defender a cidade como estava previsto no artigo 8º do pacto, pelo contrário, algumas entraram em confronto com Juazeiro como, por exemplo, Crato.

Dessa maneira, o fracassado acordo serviu apenas como marco histórico para demonstrar as ambíguas relações de poder daquela época.
Eis o “Pacto dos Coronéis” em sua íntegra 
(pacto de harmonia política.):

Aos quatro dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e onze, nesta vila de Juazeiro do Padre Cícero, Município do mesmo nome, Estado do Ceará, no paço da Câmara Municipal, compareceram à uma hora da tarde os seguintes chefes políticos: Coronel Antônio Joaquim de Santana, chefe do Município de Missão Velha; Coronel Antônio Luís Alves Pequeno, chefe do Município do Crato; Reverendo Padre Cícero Romão Batista, chefe do Município do Juazeiro; Coronel Pedro Silvino de Alencar, chefe do Município de Araripe; Coronel Romão Pereira Filgueira Sampaio, chefe do Município de Jardim; Coronel Roque Pereira de Alencar, chefe do Município de Santana do Cariri; Coronel Antônio Mendes Bezerra, chefe do Município de Assaré; Coronel Antônio Correia Lima, chefe do Município de Várzea Alegre; Coronel Raimundo Bento de Sousa Baleco, chefe do Município de Campos Sales; Reverendo Padre Augusto Barbosa de Meneses, chefe do Município de São Pedro de Cariri; Coronel Cândido Ribeiro Campos, chefe do Município de Aurora; Coronel Domingos Leite Furtado, chefe do Município de Milagres, representado pelos ilustres cidadãos Coronel Manuel Furtado de Figueiredo e Major José Inácio de Sousa; Coronel Raimundo Cardoso dos Santos, chefe do Município de Porteiras, representado pelo Reverendo Padre Cícero Romão Batista; Coronel Gustavo Augusto de Lima, chefe do Município de Lavras, representado por seu filho, João Augusto de Lima; Coronel João Raimundo de Macedo, chefe do Município de Barbalha, representado por seu filho, Major José Raimundo de Macedo, e pelo juiz de direito daquela comarca, Dr. Arnulfo Lins e Silva; Coronel Joaquim Fernandes de Oliveira, chefe do Município de Quixadá, representado pelo ilustre cidadão major José Alves Pimentel; e o Coronel Manuel Inácio de Lucena, chefe do Município de Brejo dos Santos, representado pelo Coronel Joaquim de Santana.A convite deste, que, assumindo a presidência da magna sessão, logo deixou, ocupou-a o Reverendo Padre Cícero Romão Batista, para em seu nome declarar o motivo que aqui os reunia. Ocupada a presidência pelo Reverendo Padre Cícero, fora chamado o Major Pedro da Costa Nogueira, tabelião e escrivão da cidade de Milagres, que também se achava presente. Declarou o presidente que, aceitando a honrosa incumbência confiada pelo seu prezado e prestigioso amigo Coronel Antônio Joaquim de Santana, chefe de Missão Velha, e traduzindo os sentimentos altamente patrióticos do egrégio chefe político, Excelentíssimo Senhor Doutor Antônio Pinto Nogueira Acioli, que sentia d'alma as discórdias existentes entre alguns chefes políticos desta zona, propunha que, para desaparecer por completo esta hostilidade pessoal, se estabelecesse definitivamente uma solidariedade política entre todos, a bem da organização do partido, os adversários se reconciliassem e ao mesmo tempo lavrassem todos um pacto de harmonia política. Disse mais que, para que ficasse gravado este grande feito na consciência de todos e de cada um de per si, apresentava e submetia à discussão e aprovação subseqüente os seguintes artigos de fé política:  
Art. 1° Nenhum chefe protegerá criminosos do seu município nem dará apoio nem guarida aos dos municípios vizinhos, devendo pelo contrário ajudar a captura destes, de acordo com a moral e o direito. 
Art. 2° Nenhum chefe procurará depor outro chefe, seja qual for a hipótese. 
Art. 3° Havendo em qualquer dos municípios reações, ou, mesmo, tentativas contra o chefe oficialmente reconhecido com o fim de depô-lo, ou de desprestigiá-lo, nenhum dos chefes dos outros municípios intervirá nem consentirá que os seus municípios intervenham ajudando direta ou indiretamente os autores da reação. 
Art. 4° Em casos tais só poderá intervir por ordem do Governo para manter o chefe e nunca para depor. 
Art. 5° Toda e qualquer contrariedade ou desinteligência entre os chefes presentes será resolvida amigavelmente por um acordo, mas nunca por um acordo de tal ordem, cujo resultado seja a deposição, a perda de autoridade ou de autonomia de um deles. 
Art. 6° E nessa hipótese, quando não puderem resolver pelo fato de igualdade de votos de duas opiniões, ouvir-se-á o Governo, cuja ordem e decisão será respeitada e estritamente obedecida. 
Art. 7° Cada chefe, a bem da ordem e da moral política, terminará por completo a proteção a cangaceiros, não podendo protegê-los e nem consentir que os seus munícipes, seja sob que pretexto for, os protejam dando-lhes guarida e apoio. 
Art. 8° Manterão todos os chefes aqui presentes inquebrantável solidariedade não só pessoal como política, de modo que haja harmonia de vistas entre todos, sendo em qualquer emergência "um por todos e todos por um", salvo em caso de desvio da disciplina partidária, quando algum dos chefes entenda de colocar-se contra a opinião e ordem do chefe do partido, o Excelentíssimo Doutor Antônio Pinto Nogueira Acioli. Nessa última hipótese, cumpre ouvirem e cumprirem as ordens do Governo e secundarem-no nos seus esforços para manter intacta a disciplina partidária. 
Art. 9° Manterão todos os chefes incondicional solidariedade com o Excelentíssimo Doutor Antônio Pinto Nogueira Acioli, nosso honrado chefe, e como políticos disciplinados obedecerão incondicionalmente suas ordens e determinações. 

Submetidos a votos, foram todos os referidos artigos aprovados, propondo unanimemente todos que ficassem logo em vigor desde essa ocasião.Depois de aprovados, o Padre Cícero levantando-se declarou que, sendo de alto alcance o pacto estabelecido, propunha que fosse lavrado no Livro de Atas desta municipalidade todo o ocorrido, para por todos os chefes ser assinado, e que se extraísse uma cópia da referida ata para ser registrada nos livros das municipalidades vizinhas, bem como para ser remetida ao Doutor Presidente do Estado, que deverá ficar ciente de todas as resoluções tomadas, o que foi feito por aprovação de todos e por todos assinado.Eu, Pedro da Costa Nogueira, secretário, a escrevi. Padre Cícero Romão Batista - Antônio Luís Alves Pequeno - Antônio Joaquim de Santana - Pedro Silvino de Alencar - Romão Pereira Filgueira Sampaio - Roque Pereira de Alencar - Antônio Mendes Bezerra - Antônio Correia Lima - Raimundo Bento de Sousa Baleco - Padre Augusto Barbosa de Meneses - Cândido de Ribeiro Campos - Manuel Furtado de Figueiredo - José Inácio de Sousa - João Augusto de Lima - Arnulfo Lins e Silva - José Raimundo de Macedo - José Alves Pimentel.

Bibliografia
* MACEDO, Joaryvar. Império do Bacamarte: uma abordagem sobre o Coronelismo no Cariri. 2 ed. Fortaleza: UFC, 1990.
* MATIAS, Aurélio. O Poder Político Em Juazeiro Do Norte – Mudanças e Permanências – as Eleições de 2000. Juazeiro do Norte: Gráfica Nobre, 2008.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


 04 DE OUTUBRO 
DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

TAMBÉM CONHECIDO COMO 
    SÃO FRANCISCO DA CHAGAS

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nasceu em Assis, na Itália em 5 de julho de 1181 e faleceu em 3 de outubro de 1226, foi um frade católico da Itália.
Viveu de 1182 a 1226. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" "Il poverello" . Nascido em Assisi, na Itália e filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas , Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis.
Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro.
Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte. Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático e o pai o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damião que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Pontiuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidar dos pobres.
Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos.
Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal.
Em 1212 Santa Clara também de Assis passou a segui-lo e fundou a ordem das Clarissas.
Em 1212 a 1214 Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de mas não conseguiu . Ele obteve a Pontiuncula Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigência para ser membro dela. Uma das exigência era a pobreza total e a obediência total.
Em 1212 Santa Clara e ele e fundaram a ordem das Clarissas Pobres.
Em 1212 São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta,Egito.O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras original para abranda-las. Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio.
Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem. Ele construiu um pequena Creche no natal naquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal.
Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro de Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja.Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme.
TÚMULO DE SÃO FRANCISCO
A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto a dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu habito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com azas. Ele também as vezes é, mostrado dando sermões a animais e pássaros.
Sua festa é celebrada em 4 de outubro.
A primeira regra de São Francisco é a pobreza.Se você ver um relógio no pulso de um franciscano pode saber: não é dele, é da ordem .Eles não podem possuir nada, como os jesuítas.
São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia. Seu amor valeu a ele a conhecida oração "Cântico das Criaturas" e Irmão Sol".
Seu amor a paz e sua estima por Jesus fez ele fazer uma nova versão do "Pai Nosso"

Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223.
No dia 17 de setembro é comemorado o dia da impressão das chagas de São Francisco de Assis que também é conhecido como São Francisco das Chagas.
Teria sido o primeiro santo a receber os estigmas.(stigmatas)

AINDA SOBRE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Como Francisco converteu três ladrões homicidas
Uma vez São Francisco conheceu um rapaz de nome Ângelo e o colocou como guardião do convento de Monte Casale .
Eis que um dia três ladrões famosos foram ao dormitório dos irmãos e pediram ao guardião, irmão Ângelo, algo para comer. O irmão respondeu bravo: "Não tens vergonha ladroes e assassinos ? Não contente de roubar tendes a coragem e a insolência de vir pedir comida aos servidores de Deus? Não merecem sossego na terra. Fora daqui! E não voltem mais..
São Francisco chegou logo depois com um alforje de pão e um recipiente com vinho e o Ângelo contou a ele como havia despachado os ladrões.
São Francisco o repreendeu fortemente e deu vários exemplos onde Cristo comia com os justos e os pecadores .
Assim que terminou disse " pegue este alforje e este vinho e vá dar a eles ".
San Francisco se pôs a rezar a Deus para abrandar os corações dos ladrões .
Os ladrões enquanto comiam o comida enviada por São Francisco pensavam:" Que vergonha, que miseráveis somos nós, que duras penas nos esperam no inferno ,nós que só damos morte e desgosto ao nosso próximo!"
De comum acordo resolveram os três ir conversar com São Francisco.
São Francisco os recebeu com bondade, e amável e alegre, os animou com muitos exemplos que poderiam conseguir, ainda, a misericórdia de Deus e concluiu: " Jesus veio a terra para resgatar a todos inclusive os pecadores."
Movidos por estas palavras os três ladrões renunciaram a vida que viviam e entraram para a Ordem e começaram a fazer grandes penitencias. Dois deles morreram logo, pouco tempo após sua conversão e devem terem ido para o Paraíso. O terceiro ainda viveu por muito tempo e recordando sem cessar de seus pecados levou um vida de penitencia por 15 anos e acabou sendo um dos melhores irmãos franciscanos.

COMO SÃO FRANCISCO AMANSOU UM LOBO FEROZ


Quando São Francisco morava na cidade Gubbio, apareceu na comarca um grande lobo, terrível e feroz não só devorava os animais mas também atacava os homens ao ponto de que estavam todos aterrorizados, porque varias vezes o lobo chegava bem próximo da cidade. São Francisco movido pela compaixão desta gene quis sair e enfrentar lobo, mas os moradores da cidade não quiseram deixar e tentaram dissuadi-lo.
Mas São Francisco caminhou resolutamente para onde estava o lobo e na vista de muitas pessoas aconteceu o seguinte: O lobo avançou em direção de São Francisco com a boca aberta e Francisco fez o sinal da cruz o chamou e disse ao lobo: "Vem aqui irmão lobo, eu te mando da parte do Nosso Criador Jesus Cristo que não cause dado a ninguém e a nada .Coisa admirável. Apenas isto e o terrível lobo fechou a boca e se aproximou mansamente e deitou aos pés de São Francisco.
São Francisco então disse : "Irmão lobo, tu estas fazendo muitos danos e medo neste povoado maltratando e matando criaturas de Deus sem a permissão Dele. Você não está contente em matar outros animais e bestas e ainda tem o atrevimento de dar morte e causar danos ao homem , imagem de seu Deus .Por tudo isto está merecendo a forca de ladrão e homicida malvado. Quero irmão lobo fazer as pazes com você e o povo dessa cidade, assim pare de perseguir os homens e seus animais .Com estas palavras o lobo baixou a cabeça e São Francisco disse "vou fazer que o povo desta cidade te dê o necessita de modo que não passe fome, mas não faça nenhum mal nem ao homem nem a outro animal.Me prometes? O lobo inclinando a cabeça diz entender claramente o que dizia São Francisco e este estão disse; " venha comigo ".
O lobo levantou a pata dianteira e colocou-a na mão de São Francisco e
Daquela data em seguida o lobo ia de porta em porta e todos o tratavam como a um cachorro de estimação e davam a ele comida e abrigo. E o lobo não causou nenhum mal a esta gente.
Viveu mansamente e morreu de velho nesta cidade como lembrança do milagre de São Francisco.

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br/sao_francisco_de_assis.htm

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
TÚNICA DE SÃO FRANCISCO

A Oração da Paz, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do século XX, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em Paris, França.
Em 1916 foi impressa em Roma numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis#Texto_original

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO – ORIGINAL FRANCÊS 

O texto original desta oração é:
Belle prière à faire pendant la Messe
Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix.
Là où il y a de la haine, que je mette l’amour.
Là où il y a l’offense, que je mette le pardon.
Là où il y a la discorde, que je mette l’union.
Là où il y a l’erreur, que je mette la vérité.
Là où il y a le doute, que je mette la foi.
Là où il y a le désespoir, que je mette l’espérance.
Là où il y a les ténèbres, que je mette votre lumière.
Là où il y a la tristesse, que je mette la joie.
Ô Maître, que je ne cherche pas tant à être consolé qu’à consoler, à être compris qu’à comprendre, à être aimé qu’à aimer, car c’est en donnant qu’on reçoit, c’est en s’oubliant qu’on trouve, c’est en pardonnant qu’on est pardonné, c’est en mourant qu’on ressuscite à l’éternelle vie.
Fonte: La Clochette, n° 12, dec. 1912, p. 285.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém

 FRANCISCANOS EM JUAZEIRO DO NORTE

SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO DO NORTE. FOTO: WWW.MISERIA.COM.BR