MONOTRILHO
Segundo o wikipedia, MONOTRILHO é monocarril (português europeu) ou monotrilho (português brasileiro) é uma ferrovia constituída por um único carril/trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos.
No Brasil, o primeiro sistema de monotrilho a operar foi o da cidade de Poços de Caldas. De propriedade particular, a linha elevada interligava o terminal rodoviário da cidade até a área central, totalizando 6 Km de extensão e 11 estações. Atualmente, esse monotrilho está desativado tendo sido uma parte de sua via destruída no ano de 2003, dificultando assim o reinício imediato das operações.
Será que daria certo interligando Juazeiro do Norte com Crato e Barbalha nas principais avenidas que tem canteiro central?
Av. Castelo Branco
Av. Ailton Gomes
Av. Manoel Coelho
Av. Padre Cícero até o Crato
Av. Leão Sampaio até Barbalha
Vantagens
- A principal vantagem dos monocarris em relação aos sistemas de carris convencionais é que necessitam de muito menos espaço, tanto na horizontal como na vertical.
- A largura necessária é determinada pelo tamanho do veículo e não pelo tamanho da linha; sendo normalmente, elevados, ocupam muito menos espaço no chão, sendo este limitado praticamente ao pilares de sustentação.
- Devido ao pouco espaço que ocupam no chão, são mais atrativos que os sistemas elevados convencionais e visualmente apenas impedem a visão de uma pequena parte do céu.
- São menos ruidosos, já que usam rodas de borracha quando em contacto com o solo.
- Os monocarris são capazes de subir, descer e virar, mais rapidamente que os comboios convencionais
- São mais seguros, já que não descarrilam e como são elevados, dificilmente entrarão em choque com pessoas e trânsito.
- São mais baratos e mais fáceis de construir, especialmente quando comparados com os sistemas de metro.
Desvantagens
- Os desvios implicam que uma parte da linha fique suspensa no ar, num determinado espaço de tempo. Ao contrário dos desvios convencionais, um comboio que circule nessa linha suspensa, pode descarrilar, com o risco adicional de cair de uma altura de vários metros do chão. (Nos novos projetos isso não ocorre mais.)
- Numa emergência, os passageiros não podem sair imediatamente visto não existirem plataformas para o poderem fazer; é necessário esperar que os bombeiros apaguem o fogo ou que sejam recolhidos por um veículo de emergência. Se o comboio estiver a arder, os passageiros poderão ter que tomar a desagradável decisão de se lançarem para o chão, de uma altura de vários metros correndo o risco de partir alguns ossos, ou ficarem no comboio, podendo assim sufocarem; os novos sistemas de monocarril, resolvem esta situação, criando plataformas a longo da linha. (Os monotrilhos implantados no Estado de São Paulo, possuem passarela de emergência que permite a evacuação dos veículos, sem a necessidade de um agente externo.)
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Monocarril
Fotos: www.google.com imagens