ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO EM BRONZE
A Estátua do Padre Cícero em Bronze que está localizada no Centro da Praça Padre Cícero, foi inaugurada por ele mesmo em 11 de Janeiro de 1925, junto com a Guarnição Naval que veio especialmente para este evento de Fortaleza .
A atual Gestão Administrativa pintou na cor dourada (ou será que foi splay) a estátua de BRONZE cobrindo a cor original.
Gostaria que a gestão retirasse a tinta e mandasse fazer um polimento no bronze para manter a originalidade do monumento. Se tirar a tinta, fizer uma boa limpeza e polir o BROZE vai ficar mais bonito.
De quem foi a idéia absurda de pintar este monumento de cor quase dourada?... será que quem pintou não sabe que para o bronze reluzir basta limpar e polir?...
INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO NA PRAÇA
A estátua do Padre Cícero Romão Baptista, situada à Praça Almirante Alexandrino (atual Praça Padre Cícero), foi inaugurada no dia 11 de janeiro de 1925, e não como está sendo interpretado que ocorrera o acontecimento no dia 24 de março de 1924.
A inauguração da referida estátua, estava prenunciada para ser no dia do aniversário natalício daquele reverendo, que seria a 24 de março de 1924.
Com a chegada do almejado contingente, o povo alvoroçou-se para ver de perto os soldados da Marinha. E, efetuou-se a solenidade de inauguração da estátua a 11 de janeiro de 1925, e não a 24 de março de 1924 como acreditam aqueles que desconhecem o acontecimento, por não constar nenhuma inscrição no monumento ao Padre Cícero, que faça referência ao ato.
Nunca houve em nossa cidade uma festa como aquele acontecido. A guarnição naval compunha-se de 100 aprendizes marinheiros e um 2º Sargento, sargenteante da escola, dois cabos de esquadra e três marinheiros de 1ª classe, cinco oficiais subalternos e um Capitão Tenente, comandante da escola.Estavam fardados caprichosamente e ficaram formados defronte à estátua, e a banda de música da referida escola executando belíssimos dobrados, o povo eufórico batia palmas.
O Padre Cícero estava presente ao ato inolvidável e acompanhado pelo saudoso Dr. Floro Bartolomeu, autoridades civis e militares de Fortaleza. Bem assim das autoridades do Crato, Barbalha e Missão Velha, São Pedro (atual Caririaçu) e Brejo Santo, inclusive a fina nata da sociedade das cidades referidas.
Diversos oradores fizeram uso da palavra, inclusive o notável Dr. Gomes de Matos que tinha o dom da oratória. O seu discurso de improviso fez o reverendo ficar emocionado, conservando-se por alguns minutos com o olhar fixo à sua estátua, e seus olhos marejando.
FONTE: http://historiadejuazeiro.blogspot.com/2011_07_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário