20 de Agosto de 2022
Foto: Divulgação rede social: facebook.com/MaedasDoresJuazeiro |
Na data de hoje, 20 de agosto, durante a celebração matinal da Missa em sufrágio da alma do Padre Cícero, conhecido como Missa do Padre Cícero ou Missa do dia 20, que é celebrada ao lado capela do Socorro (capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro), pelo Bispo Dom Magnus Henrique da Diocese de Crato e por padre da Basílica de Nossa Senhora das Dores (Paróquia Matriz de Nossa Senhora das Dores) e clero convidado foi feito o seguinte comunicado:
"Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus", disse Dom Magnus Henrique Lopes.
O pedido para a autorização da beatificação foi solicitado por Dom Magnus Henrique Lopes , através de uma carta entregue ao papa Francisco durante a visita ao Vaticano, em maio deste ano.
"Recorremos a vossa solicitude de pastor universal da santa igreja para pedir especial clemência para com este sacerdote católico, amado, exonerado. Esperamos que Vossa Santidade, na hora oportuna, examine, com o coração de pai e como sucessor de Pedro, este pedido ora formulado, cuja resposta é um anseio nosso e dos milhões de devotos do padre Cícero", diz um trecho da carta entregue por Dom Magnus ao papa Francisco.
Em 2015, o Vaticano reconciliou padre Cícero com a Igreja Católica, atendendo a um pedido do bispo Dom Fernando Panico. Com a medida, caíram os impeditivos à abertura de um processo de beatificação do sacerdote, considerado santo pela população local.
COMO VAI SER O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE CÍCERO?
Beatificação (do latim beatus, abençoado, pelo termo grego μακαριος, makarios) é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém. É considerada um passo no sentido da canonização (ser declarado santo).
Atualmente as Dioceses têm autoridade para abrir um processo de beatificação. A causa de beatificação possui um bispo postulador, que atua como uma espécie de advogado, que investiga a vida do candidato para verificar seu testemunho de santidade. Uma vez iniciado o processo, o candidato recebe o título de Servo de Deus. Na fase inicial, investiga-se as virtudes ou o martírio. Neste último caso, investiga-se as circunstâncias da morte em detalhes. Concluído o processo com parecer positivo, a pessoa é declarada Venerável.
Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão. Esta condição é dispensada em caso de martírio. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.
Disse o Padre Cícero: A igreja fará a minha defesa. Profecia se cumprindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário