QUEM É IDEVÂNIO CARVALHO?...

QUEM É IDEVÂNIO CARVALHO?...
Gênesis 18:13. Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?

sábado, 26 de março de 2011

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES - BASÍLICA MENOR

VOCÊ SABIA:

Que a Igreja de Nossa Senhora das Dores (atual Basílica Menor)foi construída pelo Padre Cícero em 1875, antes desta data era apenas uma capela erguida pelo Padre Pedro Ribeiro de Carvalho,

datada de 1827.
Em 18 DE AGOSTO DE 1884 Padre Cícero Inauguração a nova igreja de Nossa Senhora das Dores, no Juazeiro em solenidade presidida pelo segundo bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira, futuro algoz do capelão juazeirense. A imagem de Nossa Senhora das Dores que está no altar mor foi encomendada pelo Padre Cícero e foi esculpida na França. Neste mesmo ano Segundo o Padre Cícero, tiveram início os êxtases de Maria de Araújo.
No dia 01 de março de 1889 ocorre a Primeira transformação da hóstia em sangue na boca da beata Maria de Araújo dentro desta Igreja.
Em 1889, o fenômeno que mudou a história e o destino do então pequeno lugarejo: quando a beata Maria de Araújo recebeu a comunhão das mãosdo Padre Cícero, a hóstia transformou-se em sangue em sua boca.Com isso, Juazeiro do Norte virou um centro de peregrinação permanente e de progresso. É o mais visitado templo católico do Nordeste brasileiro. Por isso, considerado "Catedral do Nordeste".
Em 1904 padre Cícero mandou estalar um relógio (quem fez o Relógio foi o Mestre Pelúsio Correia que também residia em Juazeiro e aprendeu a profissão graças ao Padre Cícero).

Em 1920, uma das torres da Igreja de N. Srª das Dores estava por desmoronar e em 1923 a Igreja de Nossa Senhoras das Dores passa por outra reforma, desta vez coordenada pelo Pe. Macedinho. Antes a Igreja Matriz tinha duas torres.
Entre 1928 e 1932, no paroquiato de Mons. Lima empreenderam-se novas transformações internas na igreja. A igreja já estava com a estrutura que é hoje com a penas uma torre com relógio.
Em 3 de outubro de 1974, uma das velhas colunas construídas pelo Pe. Cícero não resistiu ao tempo e boa parte do teto da igreja ruiu sendo reformada e em 15.09.1975 no centenário da Igreja, foi feita a inauguração, sob o paroquiato de Padre Murilo de Sá Barreto.
Em 21.01.1917, a Capela tornou-se Paróquia, pelo primeiro Bispo do Crato, Dom Quintino.
Em 2004, ela foi consagrada Santuário Diocesano, pelo nosso Bispo, Dom Fernando Panico.

Em 2008, é honrada com o título de Basílica Menor, pelo Santo Padre Bento XVI.

As Romarias são os pontos maiores da evangelização Católica em Juazeiro do Norte e elas são formadas por pequenas e grandes romarias:

1° Semestre: (Pequenas Romarias)

• De 18 a 24 de março – Semana do Pe. Cícero (aniversário natalício) ;
• Semana Santa ( Data móvel) – Subida ao Horto (Via-Sacra)
• De 17 a 20 de julho – Romaria do Pe. Cícero (memória do falecimento)

2° Semestre: (Ciclo das grandes romarias)

• De 11 a 15 de setembro – Romaria de Nossa Senhora das Dores (Padroeira da Cidade)
• Outubro – Romaria de São Francisco
• De 28 de outubro a 02 de novembro – Romaria da Esperança (finados)
• De 22 a 25 de dezembro – Romaria do Natal
• De 03 a 06 de janeiro – Romaria dos Santos Reis
• De 17 a 20 de janeiro – Romaria de São Sebastião
• De 28 de janeiro a 02 de fevereiro – Romaria das Candeias

Visite a (Basílica Menor) Paróquia N. Sra. das Dores, Av. Padre Cícero, 147, Centro - Juazeiro do Norte-Ce. Cep. 63.010-020 Tel. (88) 3511.2202.
Fonte: www.romeirosdamaedasdores.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom conhecer a história da nossa cidade.
    É importante para que possamos divulgar ainda mais a região do Cariri.

    ResponderExcluir